Páginas

2 de mar. de 2007

no Teatro Fábrica São Paulo

Prof. KOBIALKA no Teatro Fábrica São PauloSábado 28 de outubro 2006 – 10:00hs(chegada do público até 09:50hs)ENTRADA FRANCA
Delirium da carne: Arte e Bio-política no espaço do agoraConferência do Prof Dr Michal KobialkaCuradoria:Márcia de BarrosRealização:Teatro Fábrica São Paulo e Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo
Reservas e informações pelo site: www.fabricasaopaulo.com.br


Se o corpo é um objeto completo e racional limitado por um códigopolítico-social específico, por investigações corporais, bem como porestruturas ideológicas complexas, o que acontece quando a própriamaterialidade do corpo (a vida inquietante do corpo, ou a falta dela)‘rompe’ este código e seu discurso crítico, revelando o desconhecido entreo corpo e a voz/razão?O que se pode ver e pensar através do corpo no momento e espaço da ação?Ou seja, no momento em que o corpo se vê livre da razão, do conhecimento concreto, do objeto, e, portanto, quando espaço e tempo se transformam em fantasma da mimesis que é combatida por toda lógica racional?
Quais são as conseqüências da mudança na percepção do corpo, que se dá por questões político-sociais ou modos de percepção, bem como por bio-política, historiografia do teatro, formação de identidade sexual/racial (ou qualquer outra), sem mencionar nosso pensamento e experiência do corpo?
Esta conferência é uma tentativa de abordar alguns desses assuntos, pensando sobre o corpo e o teatro a partir :
Do espetáculo A Classe Morta de Tadeusz Kantor, com os Velhos habitando um espaço que não mais lhe pertencem do ponto de vista do público; de uma performance e o corpo que dança de Marta Becket no Teatro Municipal Amargosa em Death Valley Junction, California; da mulher prematuramente velha de Samuel Beckett com seu cabelo grisalho despenteado balançando, acompanhada pelo silêncio mortal de suas palavras e pelo barulho de uma cadeira de balanço em Rockaby.
Michal Kobialka é professor de teatro e chefe do Departamento de Teatro,Arte e Dança da Universidade Minnesota, EUA.Seus artigos e criticas são publicados nos jornais: Årsberetning(Dinamarca), Assaph (Israel), Journal of Dramatic Theory and Criticism,Journal of Theatre and Drama (Israel), Medieval Perspectives, PerformingArts Journal, Theatre Annual, The Drama Review, Theatre Journal, TheatreHistory Studies, Theatre Nordic Studies (Suecia), Theatre ResearchInternational (Inglaterra), Theatre Survey, Slavic and East EuropeanJournal, Soviet and East-European Performance, and Yearbook ofInterdisciplinary Studies in the Fine Arts. Ele apresenta artigos sobre oteatro europeu medieval e contemporâneo, e historiografia do teatro, emvárias conferências regionais, nacionais e internacionais.Seu livro sobre o teatro de Tadeuz Kantor, A Journey Through Other Spaces:Essays and Manifestos, 1944-1990, foi publicado pela editora daUniversadade da Califórnia, em Agosto de 1993.Ele é o editor de Of Borders and Thresholds: Theatre History, Practice,and Theory (publicado pela editora da Universidade de Minnesota, emfevereiro de 1999). E co-editor (com Barbara Hanawalt) de MedievalPractices of Space (publicado pela editora da Universidade de Minnesota,em Junho de 2000).
Seu livro sobre o teatro e o drama do início da idade média, This Is MyBody: Representational Practices in the Early Middle Ages, foi publicadopela Universidade de Michigan, em Julho de 1999 ( O livro recebeu o PrêmioATHE de Pesquisa Anual- edição 2000 por Melhor Livro em Prática Teatral ePedagogia).
Títulos/ Prêmios: McKnight Land-Grant Professorship (1991-1993); a BushSabbatical Supplement Award (1996), McKnight Land-Grant Professorship(1991-1993), e Hoffman Chair at Florida State University (2004 – 2005).

Nenhum comentário:

Anuncios

Anuncios