Páginas

2 de mar. de 2007

O Teatro Pensante

O Teatro Pensante

Oficina de teatro, filosofia e auto-conhecimento
com improvisações, dramatizações e reflexão.

Local da Oficina:

Cia. Teatro&Reflexão: Av. Copacabana 690 – grupo 1001 – Copacabana (pertinho do metrô).

Sextas feiras das 19h às 21h

Matricula R$ 40,00 Mensalidade R$ 100,00

Informações: 2287-5717 2530-8318 9294-0722 9887-9451
teatro.teatro@yahoo.com.br


Uma sala vazia a ser preenchida por corpos, sons e muita criação. Uma pessoa disposta a vivenciar experiências dramáticas radicais com seus colegas para se enriquecer como ator e indivíduo. Improvisações. Dramatizações. Reflexão.

O Teatro Pensante é um espaço e tempo únicos onde o ator e o não-ator terão a chance de se disponibilizar internamente como nunca, de se dedicar ao auto conhecimento e a reflexão mais profunda de si mesmo e do outro. É um trabalho em que as pessoas ativam seus sentidos e sensores, resgatando algo de primitivo em si. Elas aprendem a se explorar em sua maior potencialidade, seu corpo, sua voz, seus desejos, suas tendências, seus sonhos, seus medos, suas angústias e conflitos, seu inconsciente. Assim, atores e não-atores têm a possibilidade de trabalhar e se exercitar juntos. Aqueles que pretendem se tornar atores, encontram nesse curso, a possibilidade de descobrir em si mesmos a essência do ator, ou seja, a disponibilidade interna para encarar o humano que são, iniciando assim um trabalho básico pelo qual todo ator deve passar antes mesmo de qualquer aprendizado técnico ou teórico. Aqueles que procuram o curso com qualquer outro objetivo que não o profissional, terão a possibilidade de estar se descobrindo, se libertando de amarras do passado, acessando o seu imaginário e suas projeções, como num sonho. É um espaço de resgate do humano, onde tudo pode acontecer: não há certo, não há errado e não há melhor nem pior.

Para isso, providos de conhecimentos teatrais teóricos e práticos e utilizando o método da improvisação, que deu origem ao chamado método experimental analítico, criado pela Cia. Teatro & Reflexão, os facilitadores desse mergulho teatral reflexivo estarão instigando os alunos/participantes a um entrega a si mesmo, a uma entrega ao desconhecido que nos habita, a partir de temas, que servem como pretextos para que as improvisações se dêem. Em grupo, cada um na sua busca pessoal irá interagir com o outro e com o espaço, utilizando o corpo, a voz e as emoções. Assim, o objetivo do trabalho é um aprimoramento reflexivo porém atuante e muitas vezes um resgate, do estado de prontidão que o ator e todo ser humano para ser protagonista de sua vida, deve ter.

Há um enfoque na tentativa constante de desestruturação desses tantos papéis sociais que costumamos exercer. É preciso que desaprendamos a caminhar, pular, dançar, sentar e movimentar. Que desaprendamos a nos portarmos bem e sermos educados quando no fundo só queremos estar à vontade e a falarmos no tom de voz baixo adequado mesmo quando temos algo essencial a dizer a uma enorme quantidade de pessoas. Ou seja, há um foco na tomada de consciência daquilo que se faz automaticamente, afinal na vida costumamos não ser tão sinceros quanto ao que sentimos e aprendemos a mentir muito bem para nós mesmos, então sentimos uma coisa, pensamos outra e fazemos uma terceira, o corpo vai para outro lugar, a expressão no rosto quer agradar mesmo quando se está desconfortável. Devemos reaprender, desautomatizar. Precisamos ser despertados por aquilo que é o mais genuíno em nós, pelo mais espontâneo.

Facilitadores:

Juan David Posada - Diretor de teatro e filósofo* e Tatiana Wainer – Atriz*.

*(Estão atualmente em cartaz com o espetáculo-laboratório: “Aqui e Agora” – espetáculo de improvisação a partir do método do Teatro Experimental Analítico).

Nenhum comentário:

Anuncios

Anuncios