Páginas

5 de nov. de 2008

Antes do SEXO, uma MISSA - Missa do Galo dias 08 e 09/11 no Teatro Adamastor Centro - Guarulhos

Antes do SEXO, uma MISSA

Espetáculo SEXO VERBAL, com estréia prevista para Dezembro em São Paulo, mostra gratuitamente, parte do seu processo de criação em Guarulhos!


Nos dias 08 e 09 de Novembro no Teatro Adamastor Centro, com um elenco composto quase na totalidade por atores guarulhenses, ocorrerá a intervenção cênica Missa do Galo, uma mostra de processo do Núcleo Cênico ProjetoBaZar.

Integrante do projeto SEXO VERBAL – cujo objetivo é levar ao público questões sobre sexualidade, levantadas por autores da literatura brasileira – Missa do Galo traz à tona a temática “sexualidade e religião” a partir do conto homônimo de Machado de Assis, poesias de Adélia Prado e pesquisa no livro “O Diabo e a Terra de Santa Cruz”, de Laura de Mello Souza.

O projeto SEXO VERBAL teve início em 2007, e tem estréia prevista para Dezembro deste ano no Casarão do Belvedere em São Paulo. O escritor Marcus Aurelius Pimenta realizou encontro com o Núcleo Cênico Projeto BaZar para orientar os estudos e sugerir leituras.

Missa do Galo é uma experimentação cênica onde o público é convidado a entrar em uma espécie de hospício do século XIX e mergulhar na memória de um dos internos, Senhor Nogueira - que narra um encontro inusitado na noite de Natal com Dona Conceição – senhora de meia idade. Todas as sensações de Senhor Nogueira são reforçadas por um coro de atores que interfere diretamente em seus pensamentos.

Núcleo Cênico ProjetoBaZar

O ProjetoBaZar surgiu em 2001 com uma proposta de produzir eventos culturais e desenvolver seu próprio núcleo de pesquisa teatral. A pesquisa em questão recaía sobre o livro de José Roberto Torero “Xadrez, Truco e outras Guerras”, que aborda o pecado da IRA e é livremente inspirado na Guerra do Paraguai. Em 2006, após cinco anos de pesquisa, adaptação, ensaios abertos, o espetáculo “IRA” estreou, cumprindo temporada nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Em 2007 retornou temporada em São Paulo a convite do Teatro Aliança Francesa.
Projeto SEXO VERBAL

“Não há padrões anteriores que garantam, para a dramaturgia contemporânea, uma forma teatral exata. Se ela é, sobretudo, pulsão não há porque se temer invadi-la. Se ela chama para o jogo, só resta ao artista do palco jogar com suas arestas, com suas lacunas e com suas incorreções premeditadas.”
TOSCANO, Antônio Rogério.

O espetáculo IRA serviu para segmentar as bases de pesquisa da linguagem do grupo, que tem como objetivo explorar a teatralidade da literatura ficcional. O intuito é “invadir” as formas da linguagem teatral, “jogando” em cena, experimentando fusões e novas reflexões.

Visando o aprofundamento desta linguagem, o grupo optou por montar – em processo colaborativo - um novo espetáculo, trabalhando com textos da literatura nacional (incluindo livros, contos, crônicas, artigos de diversos autores) que abordassem a sexualidade.

Levar ao público questões sobre sexualidade, levantadas por autores brasileiros, por meio de um espetáculo teatral resultante dessa pesquisa é o objetivo do projeto SEXO VERBAL, que já realizou três mostras de processo, uma no Instituto Jovem (Pinheiros) e duas na CADOPO (antiga moradia estudantil do grêmio da POLI – USP no Bom Retiro). Passaram pelo projeto cerca de 20 atores convidados de companhias de Guarulhos e São Paulo. A estréia do espetáculo SEXO VERBAL está prevista para dia 05 de Dezembro no Casarão do Belvedere em São Paulo.

FICHA TÉCNICA – MISSA DO GALO

Direção: Aurea Karpor
Elenco: Alexandre Callegares, Aurea Karpor, Evandhro Vargas, Fernando Pivotto, Helio Tavares, Janaína Vale, Mariana Galeno, Yulle Theodoro
Orientação de Literatura: Marcus Aurélius Pimenta
Direção Geral do Projeto: Aurea Karpor e Rodolfo Lima
Produção: ProjetoBaZar
Fotografia: Julie Morelli Canossa

SERVIÇO
Dias 08 e 09 de Novembro
Sábado, às 20h, e domingo, às 19h
ENTRADA FRANCA

Local – Teatro Adamastor Centro - Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo - Guarulhos
Informações – (11) 2459-1813 ou 2459-4568
Lotação - 80 lugares (específico para estas apresentações)
Duração - 40 minutos
Recomendação: 12 anos

Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

Nenhum comentário:

Anuncios

Anuncios